Foi
publicada neste mês a pesquisa da empresa de comunicação Medialogue
Digital que apresenta dados sobre a influência digital de deputados e
senadores de todos os estados brasileiros. A pesquisa analisa dados
desde 2013, quando quase 48 milhões de pessoas passaram a acompanhar
políticos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. No Rio Grande do
Norte, o deputado federal Felipe Maia (DEM), foi considerado o
parlamentar mais influente nas redes sociais, com nota 6.
Na sequência apareceram os deputados Fábio Faria (PSD), Rogério Marinho
(PSDB) e Beto Rosado (PP), todos com cinco pontos; Rafael Motta (PSB) e
Walter Alvez (PMDB), ambos com quatro pontos; e Antônio Jácome (PTN) e
Zenaide Maia (PR), ambos com três pontos. Os senadores do Estado
apareceram com pontuação melhor. Fátima Bezerra (PT) e José Agripino
(DEM) apareceram com seis pontos de influência cada e o senador
Garibaldi Alves Filho (PMDB) com quatro pontos.
Deputados
- Felipe Maia (DEM) – 6
- Fábio Faria (PSD) – 5
- Rogério Marinho (PSDB) – 5
- Beto Rosado (PP) – 5
- Rafael Motta (PSB) – 4
- Walter Alves (PMDB) – 4
- Antônio Jácome (PTN) – 3
- Zenaide Maia (PR) – 3
Senadores
- Fátima Bezerra (PT) – 6
- José Agripino (DEM) – 6
- Garibaldi Alves Filho (PMDB) – 4
As notas foram dadas entre 0 e 10 e os mais influentes receberam notas
entre 6 e 10. As avaliações são feitas de maneira que são considerados
prestigiados os parlamentares que estão presentes na internet de maneira
abrangente e que têm audiência relevante em relação aos seus eleitores.
Os dados da pesquisa de 2016 foram coletados entre abril e agosto deste
ano.
Segundo informações da Medialogue, apesar do desgaste político nacional,
desde de 2013 o número de brasileiros que passaram a seguir políticos
nas redes sociais passou de nove milhões para 58 milhões. Esses
seguidores deixam cerca de sete milhões de curtidas e comentários por
mês nas páginas desses políticos, mostrando que têm de fato interesse em
manter ativo a comunicação online com seus candidatos.
Em declaração dada à imprensa, o deputado Felipe Maia, único a ser
considerado influente nas redes sociais pela pesquisa, disse que o
contato que ele procura manter com seus eleitores pelas redes sociais é
bastante importante e uma grande ferramenta “para conhecermos melhor as
demandas do estado e ter um respaldo da população sobre a nossa atuação
política”.
Apesar de toda a movimentação que acontece entre eleitores e candidatos
nas redes, nem todos os parlamentares notaram a importância dessas
plataformas e 158 dos 513 deputados federais ainda se encontram ausentes
nas redes sociais. Eles ou não possuem nenhuma ferramenta de
comunicação online própria, ou não fazem uso das que possuem. A média de
influência digital entre todos os deputados pesquisados foi de três
pontos e a dos senadores de cinco pontos. Nenhum parlamentar chegou a
nota dez e 28 deles receberam nota zero.
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